A vacina H5N8 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan contra gripe pandêmica H5N1 tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde
26/06/2025
Formulações vacinais H5Nx experimentais contra a gripe aviária H5N1 epizoótica foram desenvolvidas no Instituto Butantan, usando a plataforma de produção em ovo embrionado. Tratam-se de vacinas de vírus fragmentado, inativado e combinado com adjuvante IB 160, que apresentaram os requisitos de qualidade esperados e de segurança, assim como de imunogenicidade (Lee Ho et al, 2025).
Cabe lembrar que o adjuvante IB 160 é também um desenvolvimento realizado no Instituto como uma ação preparatória no caso de necessidade de adjuvantes para uso em situações pandêmicas e não pandêmicas.
Atualmente a vacina Astrakhan H5N8 está em fase de estudos não clínicos. Pretende-se realizar os estudos clínicos I/II em adultos e idosos [Clinicaltrials No. NCT06842173] em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, com 5 centros de pesquisa médica envolvidos.
Este importante passo na preparação contra a gripe aviária H5N1 com potencial pandêmico foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no documento Considerações sobre o uso de vacinas contra a gripe aviária A(H5) durante os períodos inter pandêmico e de emergência, relatório de consulta científica virtual da OMS de setembro de 2024, publicado em 23 de uunho de 2025.
A OMS é um órgão que regula e estabelece as diretrizes para o combate de doenças mundialmente, e o candidato vacinal H5N8 do Butantan está na lista das vacinas apontadas como importantes ferramentas para o enfrentamento da gripe aviária H5N1. O imunizante está entre as 17 vacinas H5 que estão em ensaio não clínico ou clínico fases I ou I/II, desenvolvidas por 15 instituições, posicionando o Butantan junto a grandes laboratórios farmacêuticos como GSK, Pfizer, Moderna, Sanofi Pasteur, CSL Seqirus, Instituto Shanghai de Produtos Biológicos, dentre outros.
FONTE: Novas vacinas em desenvolvimento contra potenciais pandemias envolvendo vírus influenza H5 (Considerations for use of avian influenza A(H5) vaccines during the interpandemic and emergence periods: report of a WHO virtual scientific consultation, September 2024).