Aumento de enzima e maior formação de lactato promove a replicação de vírus da Influenza A (IAV), mas não de SARS-CoV-2
Os vírus patogênicos induzem alterações metabólicas nas células hospedeiras para garantir a disponibilidade de biomoléculas e energia para se propagar. Vírus da influenza A (IAV) e o vírus da síndrome respiratória aguda-2 (SARS-CoV-2) infectam o epitélio das vias aéreas e são importantes patógenos humanos. As mudanças metabólicas induzidas por esses vírus que afetam as respostas imunes inatas para limitar a propagação viral não são bem conhecidas.
Usando um modelo ex-vivo de epitélio pseudoestratificado das vias aéreas humanas primárias, foi demonstrado que a infecção com IAV e SARS-CoV-2 resultou em alterações metabólicas distintas, incluindo aumentos na lactato desidrogenase A (LDHA) e formação de lactato mediada por LDHA.
O lactato é também produzido em atividade física muito intensa, quando o músculo mobiliza o consumo de glicose para a produção de energia, na forma de ATP, de modo fermentativo. O acúmulo de lactato provoca as dores musculares que sentimos após as atividades físicas intensas. Curiosamente neste estudo, a proteína LDHA regulou tanto a resposta basal como aquela induzida da proteína de sinalização anti-viral mitocondrial (mitochondrial anti-viral signaling protein, MAVS) limitando a resposta de interferon tipo I (IFN-I) dependente de MAVS, e com isto promovendo a replicação de IAV, mas não de SARS-CoV-2.
Assim, os dados demonstram que o LDHA e o lactato promovem IAV, mas não a replicação de SARS-CoV-2 por meio da inibição da indução de IFN tipo I dependente de MAVS no epitélio primário das vias aéreas humanas. Assim, a expressão de LDHA e formação de lactato (o que explica os desconfortos musculares observados em pacientes com gripes fortes), que antes se imaginava serem respostas inespecíficas da infecção por IAV. Com estes resultados fica definido que se trata de uma resposta específica induzida pelo IAV para promover uma maior replicação viral destes vírus.
Referência: Thyrsted J, Storgaard J, Blay-Cadanet J, Heinz A, Thielke AL, Crotta S, de Paoli F, Olagnier D, Wack A, Hiller K, Hansen AL, Holm CK. Influenza A induces lactate formation to inhibit type I IFN in primary human airway epithelium. iScience. 2021 Nov 19;24(11):103300. doi: 10.1016/j.isci.2021.103300.