Butantan avalia imunogenicidade de vacina tetravalente contra a gripe
Em maio de 2021, o Instituto Butantan iniciou o recrutamento de pacientes para o estudo clínico que avalia a imunogenicidade e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza. Agora, a pesquisa está na fase de análise de resultados em relação à vacina trivalente, que foi o comparador ativo dentro do estudo.
Embora as vacinas sejam semelhantes, o médico infectologista Eduardo Motti, consultor do Instituto Butantan, diz que a tetravalente permite uma imunidade protetora maior do que a trivalente porque é preparada com as quatro cepas da influenza – duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e duas da linhagem B (B Victoria e B Yamagata). Na trivalente são utilizadas duas cepas da A e uma da B.
"A trivalente é a vacina que é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que o Butantan produz. A vacina tetravalente agrega uma segunda cepa da influenza B que, em geral, vai se alternando. Quando temos uma vacina tetravalente, usamos as duas cepas da influenza B e com isso se espera que a gente possa dar uma proteção melhor à população”, explicou o médico infectologista.
O estudo recrutou 5.822 pacientes voluntários, que foram separados por idades em quatro grupos. O primeiro de três a oito anos, o segundo de 13 a 17, o terceiro de 18 a 59 e o quarto com idosos de 60 anos ou mais.
“Agora a gente precisa aguardar a realização dos exames, fazer os cálculos estatísticos para mostrar os resultados para a Anvisa e pedir o registro dessa vacina tetravalente do Butantan”, completou Motti.
A expectativa é finalizar as análises no primeiro trimestre de 2022 e o Instituto Butantan tem o objetivo de ter um centro de avaliação epidemiológica para poder contribuir com a vacina que deve ser feita na estação seguinte.
Todos os anos, a OMS divulga qual é a cepa que deve ser utilizada na vacina trivalente. A decisão é tomada com base na circulação do vírus registrada no ano anterior nos hemisférios sul e norte. Com o novo imunizante tetravalente, o Butantan poderá oferecer um portfólio maior de vacinas ao Ministério da Saúde.
No Brasil, o governo federal utiliza a vacina trivalente inativada nas campanhas de vacinação, sendo que o Butantan fornece anualmente ao Programa Nacional de Imunizações 80 milhões de doses da vacina contra a gripe – o equivalente a 100% dos imunizantes contra a doença oferecidos pelo Sistema Único de Saúde à população brasileira.