CeRDI recebe visitantes internacionais para troca de experiências
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos (CeRDI) tem entre suas atribuições receber visitantes com conhecimentos de interesse do projeto. Em maio de 2024, o coordenador de P&D Estágio Avançado da Unidade de Bioprodução no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) de Portual, Dr. Antonio Roldão, esteve no Butantan para conhecer as instalações. Já em setembro de 2024, os visitantes foram o vice-presidente sênior de formulações da Access to Advanced Health Institute (AAHI), Dr. Christopher Fox, e o professor associado da Escola de Farmácia da Universidade de Sydney, na Austrália, Dr. Veysel Kayser.
Durante uma semana, Dr. Antônio visitou o Butantan a convite do diretor do Laboratório Multipropósito e pesquisador associado ao CeRDI, Dr. Renato Astray, com coordenação da diretoria da Estratégia Institucional. Roldão tem intensa experiência em sistemas de expressão em baculovírus, estrutura de VLPs, processos de produção e intensificação de processos para produção viral.
Ele participou de atividades acadêmicas e reuniões de desenvolvimento de projetos. No Laboratório Multipropósito participou de várias atividades relacionadas ao projeto de vacina da influenza em cultura de células com a equipe coordenada pelo Dr. Renato. A diretora técnica do Laboratório de Virologia, Dra. Viviane Botosso, participou das discussões de vacinas de influenza e zika. Também esteve presente em uma reunião com os pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia Viral, recebido pela diretora, Dra. Soraia Attie Calil Jorge, para tratar de assuntos relacionados à plataforma de expressão de VLPs em células de inseto por meio do sistema baculovírus, no qual é especialista. Depois da reunião surgiu a ideia de promover futuramente, via CeRDI, um seminário entre os dois laboratórios para maior conhecimento das potencialidades mútuas.
Roldão também esteve no Laboratório de Biofármacos, recebido pela diretora, Dra. Ana Maria Moro, e equipe. Foram discutidos potenciais colaborações no campo de influenza, utilizando as VLP que produziram em sua instituição na identificação de anticorpos monoclonais.
Sua visita ainda rendeu reuniões com grupos de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan (CDC), liderados pelas pesquisadoras Viviane Maimoni, Giovana Barazonne e Luciana Cesar Cerqueira Leite, sobre temas de interesse para o trabalho de caracterização de OMVs.
Dentre suas atividades, ministrou uma aula no tópico "Process intensification" no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, convidado pelo Prof. Dr. Aldo Tonso, na Universidade de São Paulo (USP) em 13/05/24. Também apresentou uma palestra no Seminário do Instituto Butantan com o tema Influenza VLP vaccine production done better: The perks of innovating bioprocess engineering and bioanalytics.
Por fim, reuniu-se com o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, quando apresentou as atividades e a constituição do iBET na perspectiva do Instituto Butantan e do instituto português para estabelecer parcerias de desenvolvimento de processos para produtos biológicos. Contou com a presença dos pesquisadoras Dra. Ana Maria Moro, Dra. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi e do pesquisador Dr. Renato Mancini Astray, além da gerente de Relações Internacionais do Butantan, Débora Botequio Moretti.
Também visitou o CPMV (Fábrica Multipropósito de vacinas, BSL3) e o Parque da Ciência. Nessa atividade o pesquisador conheceu as instalações de produção em Boas Práticas de Fabricação (BPF) para produtos virais em nível 3 de biossegurança. No tempo restante conheceu o trabalho do Instituto Butantan na popularização da ciência através das diversas instalações do parque.
Dr. Christopher Fox e Prof. Veysel Kayser
Durante a semana de 30/09/2024 a 04/10/2024, o Instituto Butantan recebeu a visita de Christopher Fox, responsável pelo treinamento de equipe do Instituto Butantan no desenvolvimento do adjuvante IB160, e do Prof. Veysel Kayser. Ambos são pesquisadores visitantes do CeRDI, criado com apoio da Fapesp (Processo 2020/07040-1), dentro do edital Programas Especiais / PCD - Programa Ciência para o Desenvolvimento / PCD - NPOP - Núcleo de Pesquisas Orientado a Problemas de São Paulo - Chamada de Propostas (2019). O CeRDI é coordenado pela Dra. Ana Maria Moro e tem como pesquisadores principais Dr. Esper Kallás, Dr. Paulo Lee Ho e o prof. Rui Curi.
Christopher e Veysel foram recebidos em 30/09 por Débora Moretti e pela analista de Relações Internacionais do Butantan Giulia Cipollone. Elas apresentaram o Instituto Butantan, a sua missão, visão e importância como produtor de imunobiológicos do Brasil, assim como para o Programa Nacional de Imunização (PNI) e saúde pública do País. Ao longo da semana, realizaram um tour pelo complexo Bioindustrial, conheceram os museus e o Parque da Ciência Butantan e participaram de atividades nos laboratórios da Dra. Ana Moro e Dr. Paulo Lee Ho. Também, se reuniram com o diretor de Alianças Científicas Internacionais da Fundação Butantan, prof. Lúcio Gama, para discussão dos interesses mútuos que poderiam ser implementados para o fortalecimento das parcerias possíveis e efetivação de ações futuras.
Na manhã do dia 02/10/2024, apresentaram seminários para a comunidade Butantan no Museu Biológico, com os temas Innovative Strategies in Biologics: Enhancing Stability and Efficacy of Therapeutic Antibodies and Vaccines, pelo prof. Veysel Kayser, e Developing Vaccine Adjuvant Formulations for Global Access, pelo prof. Chris Fox.
Como destaque, as avalições finais emitidas pelo prof. Veysel:
“The visit to the Butantan Institute was highly productive and enjoyable. Although some project discussions were cut short due to site visits, future visits with a detailed daily program could be more efficient. A week-long visit should be sufficient for comprehensive discussions and planning. We look forward to future collaborations and visits, building on the strong foundation established during this visit” e pelo Prof. Chris Fox: “The progress in vaccine adjuvant development and production capabilities at Instituto Butantan was clearly evident. The key personnel demonstrated enthusiasm and creativity in proposing ongoing and future development efforts. Several opportunities for deeper collaboration between Instituto Butantan and AAHI were discussed at length. Instituto Butantan is making impressive strides consistent with the aims of the CeRDI program in terms of developing and manufacturing influenza vaccines using state-of-the-art technology and establishing itself as a collaborative leader in large scale adjuvant production”.
As visitas foram muito produtivas, permitindo uma troca de conhecimentos entre todas as partes e a criação de um ambiente favorável para uma maior interação no futuro próximo para os temas de interesse do CeRDI, Instituto Butantan, Fundação Butantan, AAHI e Laboratório do prof. Veysel Kayser, principalmente na área de adjuvantes de vacinas e testes analíticos para controles dos processos produtivos visando maior estabilidade de antígenos, em especial, dos antígenos de influenza.