Estratégias baseadas em anticorpos neutralizantes de amplo espectro para combater a infecção pelo vírus da gripe
Mecanismos de ação dos bnAbs (Broad neutralizing antibodies, Anticorpos neutralizantes de amplo espectro na tradução livre) contra as proteínas de superfície do vírus influenza.
Anticorpos contra cabeça da HA, haste da HA, proteínas NA e M2 podem afetar fases distintas do ciclo de vida dos vírus influenza.
os anticorpos bloqueiam a ligação do vírus aos receptores de ácido siálico na superfície da célula hospedeira, inibindo assim a entrada do vírus nas células alvo.
(a) Cabeça anti-HÁ:os anticorpos bloqueiam a ligação do vírus aos receptores de ácido siálico na superfície da célula hospedeira, inibindo assim a entrada do vírus nas células alvo.
(b) Anti-NA: os anticorpos previnem a liberação do vírus inibindo, especificamente, a atividade enzimática do NA.
(c) Anticorpos de haste anti-HA bloqueiam a fusão de membrana entre vírus e endossomos hospedeiros induzidos pelo pH baixo, resultando na falha de liberação do genoma do vírus nas células hospedeiras.
(d) Haste anti-HÁ: os anticorpos bloqueiam a clivagem de HA em HA1 e HA2, restringindo assim o trímero HA no estado de pré-fusão.
(e) Vários anticorpos de cabeça anti-HA podem interferir na estrutura do trímero HA, ligando-se a um epítopo oculto entre a interface da cabeça do HA que pode ser exposta de forma reversível. Anticorpos para a haste de HA, proteínas NA e M2 podem induzir funções mediadas pelo receptor Fc (FcR), incluindo: citotoxicidade mediada por células (ADCC) dependente de anticorpos (f) e fagocitose celular dependente de anticorpos (ADCP) (g).
(h) Anticorpos de haste anti-HA também participam da citotoxicidade dependente do complemento (CDC).
Sun X, Ling Z, Yang Z, Sun B. Broad neutralizing antibody-based strategies to tackle influenza (2022) Curr Opin Virol. 53:101207. doi: 10.1016/j.coviro.2022.101207.
Os vírus da gripe causam pandemias ocasionais e epidemias e, assim, persistem como uma ameaça para a sociedade humana. A alta variabilidade das proteínas do envelope viral resultantes de mutações e recombinações genômicas permitem que os vírus influenza escapem da imunidade de rebanho. Na última década, juntamente com os avanços das tecnologias de anticorpos monoclonais humanos, muitos anticorpos monoclonais neutralizantes de amplo espectro (bnAbs, Broad neutralizing antibodies) foram caracterizados e com capacidade de neutralizar diversos subtipos de influenza. As conquistas neste campo proporcionaram potenciais candidatos à terapêutica anti-influenza e luz sobre o desenho de vacinas universais contra a gripe. Este artigo revisa os conhecimentos sobre os anticorpos neutralizantes de amplo espectro (bnAbs) direcionados às proteínas de superfície do vírus, informando os seus epítopos, espectro e mecanismos imunológicos de ação e discutindo o desenho de vacinas universais contra a gripe inspiradas nos bnAbs.