Infecção pelo vírus H7N9 desencadeia uma tempestade letal de citocinas ao ativar a piroptose mediada por gasdermina e em células epiteliais alveolares do pulmão
O vírus influenza H7N9 surgiu na China em 2013, causando mais de 1.560 infecções humanas, 39% das quais foram fatais. Uma “tempestade de citocinas” nos pulmões de pacientes com H7N9 tem sido associada a um prognóstico ruim e morte, mas, no entanto, o mecanismo subjacente que desencadeia a tempestade de citocinas é desconhecido.
Este artigo mostra que a replicação eficiente do vírus H7N9 em pulmões de camundongos ativa a gasdermina E (GSDME) induzindo a piroptose nas células epiteliais alveolares, e que o conteúdo citosólico liberado desencadeia uma “tempestade de citocinas”. Nocaute do gene da GSDME mudou o modo de morte de células A549 e células epiteliais alveolares primárias humanas, de piroptose para apoptose após infecção pelo vírus H7N9, e camundongos nocaute do gene da GSDME sobreviveram após infecção pelo vírus H7N9. A ativação da GSMME é um mecanismo chave e único no desencadeamento da tempestade de citocinas e do resultado letal da infecção pelo vírus H7N9 e, assim, estes conhecimentos abrem uma nova perspectiva para o desenvolvimento de antivirais contra o vírus H7N9.
Wan X, Li J, Wang Y, Yu X, He X, Shi J, Deng G, Zeng X, Tian G, Li Y, Jiang Y, Guan Y, Li C, Shao F, Chen H (2021) H7N9 virus infection triggers lethal cytokine storm by activating gasdermin E-mediated pyroptosis of lung alveolar epithelial cells. Natl Sci Rev. 9(1):nwab137. doi: 10.1093/nsr/nwab137.