Nova variante A(H1N2)v da gripe suína é encontrada nos Estados Unidos
Artigo escrito por Paulo Lee Ho, coordenador de comunicação do CeRDI
O Ponto Focal Nacional da Regulação Internacional de Saúde dos Estados Unidos informou à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em 4/8, sobre uma infecção humana com uma nova variante do vírus influenza A(H1N2)v identificada no estado de Michigan e confirmada pelo CDC dos Estados Unidos (EUA).
Segundo o laudo, o caso é de um menor de 18 anos, sem comorbidades, residente no estado de Michigan, que desenvolveu doença respiratória em 29/7. O paciente apresentou febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça, falta de ar, diarreia, náusea, tontura e letargia. Em 29/7, o paciente procurou atendimento médico em um pronto-socorro e uma amostra do trato respiratório superior foi coletada em 30/7. A amostra testou positivo para o vírus influenza A no mesmo dia. Em 1/8, o paciente recebeu tratamento antiviral para influenza (Oseltamivir).
Em 31/7, a amostra foi testada no Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Michigan (MDHHS) e os resultados de RT-PCR foram positivos para o vírus influenza A, mas não apresentaram reatividade com testes de diagnóstico para vírus influenza humanos contemporâneos representados pelos subtipos (H1) ou (H3). A amostra foi enviada ao CDC dos EUA para testes adicionais, recebida em 2/8. No mesmo dia, a análise RT-PCR da amostra indicou um vírus influenza A(H1N2) variante (v). O vírus foi isolado e análises subsequentes, incluindo o sequenciamento genético, estão em andamento.
O caso não foi hospitalizado. A investigação das autoridades locais de saúde pública identificou a exposição a suínos pelo paciente em uma feira agrícola, que ocorreu entre 23 e 29/7, 10 dias antes do início da doença. Investigações adicionais não identificaram doença respiratória em nenhum dos contatos próximos ou familiares do paciente. Não foram identificados casos adicionais relacionados com esta feira agrícola. Nenhuma transmissão pessoa a pessoa do vírus influenza A(H1N2)v associada a este caso foi identificada. Nenhum caso adicional de infecção humana com o vírus A(H1N2)v foi identificado até 10/8.
Esta é a primeira infecção pelo vírus influenza A(H1N2)v identificada nos EUA neste ano. Desde 2005, foram 512 infecções pelo vírus influenza A variante (todos os subtipos), incluindo 37 infecções humanas com vírus influenza A (H1N2) v relatadas nos EUA.
No Brasil, a primeira morte por gripe suína no Brasil em 2023 foi confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 21/06, no entanto, causada por virus influenza A(H1N1).
A vítima, uma mulher de 42 anos, era moradora de Toledo (PR) e segundo informações divulgadas pela Fiocruz, possuía diagnóstico de câncer - o que contribuiu para uma imunidade mais baixa e maior suscetibilidade aos efeitos do vírus - e vivia próxima a uma fazenda de suínos.
Fonte: Influenza A(H1N2)v - United States of America (who.int)