Primeiro caso grave de gripe aviária H5N1 no México

O primeiro caso humano de influenza aviária H5N1, também conhecida como gripe aviária, foi relatado pelo Ministério da Saúde do México nesta sexta-feira, 04/04/2025, de acordo com a agência de notícia Reuters.

A infecção foi confirmada na terça-feira (01/04/2025) em uma menina de três anos que mora no estado de Durango, no norte do país, que continua hospitalizada em estado grave.

"Até o momento, não há evidências de transmissão sustentada de pessoa para pessoa", disse o Ministério da Saúde local em um comunicado, acrescentando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os riscos à saúde pública do vírus para a população em geral são baixos.

A maioria dos casos humanos relatados até o momento no continente americano são de casos leves, associados com conjuntivites de duração curta. Estes casos estão associados ao virus H5N1 clado 2.3.4.4b genótipo B3.13, encontrados principalmente em gado leiteiro nos Estados Unidos. Os casos graves ou que resultaram em mortes estão associados ao virus H5N1 clado 2.3.4.4b genótipo D1.1, encontrados principalmente em aves de granjas. Não se sabe ainda das características genéticas do virus H5N1 responsável pela infecção neste caso do estado de Durango, México.