Proteína aviária ANP32A quando incorporada aos vírus da influenza A aviária promove a transmissão interespécies ao estimular a replicação viral precoce em mamíferos
Para infectar um mamífero a gripe aviária deve desenvolver mutações adaptativas que ocorrem ao longo de múltiplas gerações de replicação do vírus. Nas aves, uma proteína conhecida como ANP32A acelera a replicação, dando um impulso a uma enzima do vírus chamada RNA polimerase. As proteínas dos mamíferos, no entanto, não oferecem esta assistência, limitando os esforços de propagação do vírus.
Porém, o vírus aviário foi selecionado para trazer consigo as proteínas ANP32A. Amostras de tecido pulmonar de ratos infectados e de células humanas infectadas confirmaram que, quando embalado com a proteína ANP32A aviária (avANP32A), os vírus da influenza A aviária estimulam a replicação viral precoce, favorecendo o evento de transmissão interespécies e aumentando a quantidade total de vírus que transportam mutações adaptativas.
Imagem: Lloren KKS, Lee T, Kwon JJ, Song MS. Molecular Markers for Interspecies Transmission of Avian
Influenza Viruses in Mammalian Hosts. Int J Mol Sci. 2017 Dec 13;18(12):2706. doi: 10.3390/ijms18122706.
Este estudo mostrou um papel fundamental da proteína aviária avANP32A, que é usado pelo vírus da gripe aviária para ajudar a neutralizar a barreira de restrição da infecção em mamíferos. A descoberta também levanta novas possibilidades para medicamentos antigripais. A introdução de proteínas inertes ANP32A pelas quais o vírus possa se ligar, por exemplo, pode enfraquecer o seu poder infeccioso, como sugerido pelos autores.
Fonte: Na L, Sun L, Yu M, Zhang Y, Zhang Y, Zhang Z, Zhang H, Qi T, Guo W, Guo X, Wang S, Wang J, Lin Y, Wang X. Avian ANP32A incorporated in avian influenza A virions promotes interspecies transmission by priming early viral replication in mammals. Sci Adv. 2024 Feb 2;10(5):eadj4163. doi: 10.1126/sciadv.adj4163.