Vírus neurotrópicos da gripe estão associados com doenças de Príon?
A proteína Príon possui uma conformação nativa correta e, sob certas condições, ocorre a mudança de conformação, favorecendo a formação de agregados que são infecciosos e causadores de encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET), incluindo a doença scrapie em ovelhas, a doença debilitante crônica (CWD) em veados, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), comumente conhecida como "doença da vaca louca", e a doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD) em humanos.
A isoforma celular da proteína Príon, designada PrPC, é uma glicoproteína de membrana expressa mais abundantemente no cérebro, particularmente pelos neurônios, e sua conversão conformacional na isoforma infecciosa amiloidogênica anormalmente dobrada, é chamada PrPSc.
Todas as doenças priônicas conhecidas em mamíferos afetam a estrutura do cérebro ou de outro tecido neural. Todos são progressivos, não têm nenhum tratamento eficaz conhecido e são sempre fatais. A maioria dos casos dessas doenças são esporádicos e suas etiologias são desconhecidas.
Neste trabalho descobriu-se que uma cepa neurotrópica do vírus influenza A (IAV / WSN) causou a conversão de PrPC em PrPSc e a formação subsequente de Príons infecciosos em células de neuroblastoma de camundongo após a infecção. Estes resultados mostram que IAV / WSN é o primeiro patógeno não Príon capaz de induzir a conversão de PrPC em PrPSc e propagar príons infecciosos em células neuronais cultivadas. Também oferecem a possibilidade intrigante de que a infecção IAV em neurônios possa ser a causa ou ser associada a doenças esporádicas de Príons.
Se confirmado, isto pode significar a conversão de PrPC em PrPSc em infecções por vírus induzindo encefalopatias espongiformes transmissíveis por Príon.
Referência: Sakaguchi S, Hara H (2022) The first non-prion pathogen identified: neurotropic influenza virus. Prion, 16(1):1-6. doi: 10.1080/19336896.2021.2015224.