Influenza aviária H7N9 de alta patogenicidade torna o cenário americano complexo e preocupante
Em 12 de março, o APHIS (Animal and Plant Health Inspection Service) do USDA (United States Department of Agriculture) confirmou a presença de influenza aviária altamente patogênica (HPAI) H7N9 em um rebanho de matrizes de frangos de corte no Mississippi. O APHIS já havia documentado influenza aviária de baixa patogenicidade (LPAI) H7 na vigilância de aves selvagens dos EUA este ano e em anos anteriores, mas este é o primeiro caso de HPAI H7 em aves comerciais nos Estados Unidos desde 2017.
Este vírus H7N9 é um vírus totalmente norte-americano (AM) de origem de aves selvagens e não está relacionado ao vírus Eurasiático H5N1 clade 2.3.4.4b atualmente em circulação nos Estados Unidos. Alguns vírus AM H7 LPAI detectados como parte da vigilância de aves selvagens do APHIS estão intimamente relacionados a este vírus HPAI, indicando uma recente evolução e seleção destes vírus LPAI originando o virus AM L7 HPAI. O APHIS monitora de perto esses vírus H5 e H7 LPAI em espécies de aves como galinhas e perus, uma vez que podem podem sofrer mutação para HPAI.
O rebanho de aproximadamente 46.000 aves estava apresentando alta mortalidade, e amostras testadas no Mississippi Veterinary Research & Diagnostic Laboratory, um membro da National Animal Health Laboratory Network, foram presumivelmente positivas para HPAI e depois confirmadas nos National Veterinary Services Laboratories (NVSL) do APHIS.
Como parte dos planos existentes de resposta à gripe aviária, parceiros federais e estaduais estão trabalhando em conjunto em vigilância e testes adicionais em áreas ao redor do rebanho afetado. O USDA relatará essas descobertas à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), bem como aos parceiros comerciais internacionais. O USDA também continua a se comunicar com os parceiros comerciais para incentivar a adesão aos padrões WOAH e minimizar os impactos comerciais.
Este cenário deve aumentar os cuidados e monitoramentos realizados, pelo potencial pandêmico destes virus, com evidente aumento da situação de crise de desabastecimento de ovos no mercado americano, conforme noticiado recentemente. Além disso, existe a preocupação de que este não seja um caso isolado e possa se espalhar para outras regiões, inclusive para o continente sulamericano.
FONTE: APHIS Confirms H7N9 Highly Pathogenic Avian Influenza (HPAI) in a U.S. Flock