O alerta está no ar: ocorrência recente, diversidade e seleção de vírus candidato a vacina para a pandemia H5N1

A prevalência do vírus da gripe aviária altamente patogénico H5N1 em aves selvagens, que migram por todo o mundo, resultou na disseminação deste vírus pela Ásia, Europa, África, Américas do Norte e do Sul, continente Ártico e Antártida. Até agora, o clado 2.3.4.4.b do H5N1 atingiu uma distribuição quase global, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia para casos autóctones. O clado H5N1 2.3.4.4.b, derivado da linhagem A/Goose/Guangdong/1/96 (H5N1) de ampla gama de hospedeiros, evoluiu, adaptou-se e se espalhou para outras espécies além de aves, com potencial de transmissão de mamífero para mamífero.

Muitas agências de saúde pública consideram a gripe H5N1 uma ameaça pandêmica real. Nesse sentido analisamos sequências de hemaglutinina H5N1 de surtos recentes em animais, amostras clínicas, protótipos antigênicos de vírus candidatos a vacinas e imunizantes humanos licenciados para H5N1, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma vacina H5N1 adequada para uma resposta pandêmica caso ocorra em um futuro próximo.

Fontes: Medina-Armenteros, Y.; Cajado-Carvalho, D.; das Neves Oliveira, R.; Apetito Akamatsu, M.; Lee Ho, P. Recent Occurrence, Diversity, and Candidate Vaccine Virus Selection for Pandemic H5N1: Alert Is in the Air. Vaccines 2024, 12, 1044. https://doi.org/10.3390/vaccines12091044