Preparação contra influenza aviária H7N9

O Instituto Butantan finalizou um estudo clínico de fase 1 de diversas formulações vacinais contra a influenza aviária H7N9. O vírus surgiu na China em 2013, causando mais de 1.560 infecções humanas, 39% delas fatais. A sua transmissão tem sido, até o momento, restrito às pessoas que tiveram contato com as aves infectadas, não sendo ainda descrita como uma transmissão de homem para homem. 

Embora o risco atual para a saúde pública representado pelo vírus asiático H7N9 seja baixo, o seu potencial pandêmico é preocupante, pela severidade da doença e alta taxa de letalidade. Assim, o Instituto Butantan, com o suporte da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento  Biomédico Avançado dos Estados Unidos (Biomedical Advanced Research and Development Authority - BARDA), produziu o antígeno H7N9 e o adjuvante óleo em água contendo esqualeno IB160, e testou diferentes doses do antígeno combinado ou não com o adjuvante IB160 em modelos animais de camundongo, coelho e furão para os estudos pré-clínicos e também os estudos clínicos de fase I em pacientes saudáveis. 

O estudo foi coordenado pelo Centro de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância e incluiu 432 adultos de 18 a 59 anos. Os resultados mostraram uma resposta imune satisfatória usando 7,5 ug de antígeno H7N9 quando combinado com o adjuvante IB160 e protocolo de imunização intramuscular de duas doses em um intervalo de 28 dias. A utilização do adjuvante permitiu o uso de quantidades menores do antígeno e também uma resposta imune mais robusta. Estes resultados são importantes para orientar os estudos seguintes no caso de um surto pandêmico de influenza H7N9. 

Veja mais informações aqui e também na na publicação (1). 

(1) Vanni T, Thomé BC, Sparrow E, Friede M, Fox CB, Beckmann AM, Huynh C, Mondini G, Silveira DH, Viscondi JYK, Braga PE, Silva AD, Salomão MDG, Piorelli RO, Santos JP, Gattás VL, Lucchesi MBB, Oliveira MMM, Koike ME, Kallas EG, Campos LMA, Coelho EB, Siqueira MAM, Garcia CC, Miranda MD, Paiva TM, Timenetsky MDCST, Adami EA, Akamatsu MA, Ho PL, Precioso AR (2022) Dose-sparing effect of two adjuvant formulations with a pandemic influenza A/H7N9 vaccine: A randomized, double-blind, placebo-controlled, phase 1 clinical trial. PLoS One 17(10):e0274943. doi: 10.1371/journal.pone.0274943.