Primeiro caso positivo de gripe aviária H5 é detectado no estado da Colúmbia Britânica, no Canadá

Uma pessoa do estado da Colúmbia Britânica, no Canadá, testou positivo para gripe aviária causada pelo vírus da gripe H5 em 9 de novembro de 2024, representando a primeira detecção em um indivíduo nesta região. O teste positivo para H5 foi realizado no Laboratório de Saúde Pública do Centro de Controle de Doenças do Estado da Colúmbia Britânica. As amostras estão sendo enviadas ao Laboratório Nacional de Microbiologia em Winnipeg, também no Canadá, para testes confirmatórios.

Trata-se de um adolescente da região de Fraser Health que está recebendo cuidados no BC Children's Hospital. Uma investigação de saúde pública foi iniciada para determinar a fonte de exposição e identificar possíveis contatos. Não houve outros casos identificados até o momento. É provável que a fonte de exposição seja um animal ou ave, que está em investigação pelo veterinário-chefe e pelas equipes de saúde pública de Colúmbia Britânica.

A investigação envolve equipes de saúde pública da Fraser Health, BC Center for Disease Control (BCCDC), BCCDC Public Health Laboratory, BC Children's Hospital, Office of the Provincial Health Officer e Office of the Chief Veterinary. Profissionais de saúde humana, animal e do meio ambiente em toda Colúmbia Britânica também têm trabalhado juntos, com o apoio da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos e outros parceiros nacionais e dos Estados Unidos para responder ao aumento das detecções da gripe aviária H5N1 em granjas avícolas e aves selvagens na província desde o início de outubro.

Fonte: https://news.gov.bc.ca/releases/2024HLTH0152-001583